ASL

ARQUIVO

< VOLTAR

Sons do Mundo na Filarmónica (2001-03)

Sons do Mundo na Filarmónica, projecto pensado em forma de Oficinas de Ensaios, como meio para a realização de um concerto final, pretendeu contribuir para a divulgação nacional e internacional do trabalho das filarmónicas portuguesas junto das comunidades onde se integram e, simultaneamente, dotá-las de mais competências ao nível da formação musical.

Construído a partir do contacto com músicos altamente qualificados e habituados a trabalhar com orquestras e filarmónicas, o papel dos Maestros das Filarmónicas é fundamental: é a base de construção deste projecto de dimensão regional e nacional.

A partir das práticas de repertório e dos conjuntos instrumentais das Filarmónicas envolvidas foram sugeridos arranjos musicais sobre temas Dixieland, Músicas do Mundo e música escrita expressamente para este projecto. Melhorar a formação musical global, dar tópicos sobre a história do Jazz e das músicas do mundo, e dar a conhecer os rudimentos de Harmonia e Improvisação para práticas colectivas, foram os pontos de partida do projecto.

A metodologia aplicada foi comum às outras oficinas fazendo deslocar monitores e artistas para Oficinas de Ensaio que prepararam a apresentação final: cerca de 10 sessões de trabalho colectivo para preparação de um espectáculo, divididas entre os monitores e os estilos musicais propostos.

Esta acção foi dirigida às Bandas Filarmónicas do Concelho de Alcácer do Sal, no âmbito do projecto “Caminhos Alternativos” e às bandas Filarmónicas do distrito de Coimbra, Ançã, Pocariça e Taveiro, no âmbito da participação da ASL no projecto Coimbra 2003, com coordenação de Jacinto Santos.