JAZZOPA

 
Na continuidade do trabalho pedagógico desenvolvido na Festa do Jazz e da OPA – Oficina Portátil de Artes, a ASL criou o projecto JAZZOPA, um projeto que reúne o jazz, spoken word e hip-hop, numa linguagem artisticamente desafiadora e socialmente consciente e que procura artistas com aptidões consolidadas nas várias áreas propostas.

Através de residência artística e workshops de co-criação, os/as jovens poderão resolver competências na interpretação de temas menos usuais no repertório do jazz e simultaneamente, num processo selectivo jovens com competências na área do hip-hop poderão trabalhar a escrita e noções de flow que se enquadrem no contexto de música ao vivo. Junta-se às duas áreas artísticas consolidadas o spoken word, poetizando as melodias e flows dos projetos criados.

Tal como a OPA – Oficina Portátil de Artes, este projecto estimular a profissionalização dos/as participantes, dando-lhes ferramentas de trabalho que lhes permitam desenvolver as suas competências artísticas e de produção musical. A colaboração entre a improvisação de palavras e de estruturas musicais pode ser uma inspiração para novas metáforas e analogias generativas de novos processos criativos e sociais.

Ao longo de quase um ano de trabalho, a JAZZOPA procura fazer várias apresentações públicas, entre elas no festival Lisboa Mistura e na Festa do Jazz, apresentando-se também noutros espaços da cidade.

Artistas JAZZOPA
Instrumentistas: Samuel Dias (bateria), Francisco Nogueira (baixo), Kiko Sá (trompete), Débora king (piano), Jery Bidan (guitarra), Ricardo Rosas (saxofone)
MC: Vileiro e YA SIN
Spoken word: Vanessa Parish Crooks e Luís Perdigão

Direção Artística de André Fernandes e Carlos Martins

Projeto financiado por República Portuguesa / DGArtes
 
 
parallax background

Este projecto, quer juntar o jazz, o movimento (numa ideia de corpo criativo) e o hip-hop,
numa linguagem desafiadora e socialmente consciente.