JAZZOPA

 
Na continuidade do trabalho pedagógico desenvolvido na Festa do Jazz e da OPA – Oficina Portátil de Artes, a ASL criou o projecto JAZZOPA, que reúne o jazz e o hip-hop, numa linguagem desafiadora e socialmente consciente.

Através de residência artística e workshops de criação, os jovens poderão resolver competências na interpretação de temas menos usuais no repertório do jazz e simultaneamente, num processo selectivo jovens com competências na área do hip-hop poderão trabalhar a escrita e noções de flow que se enquadrem no contexto de música ao vivo.

Tal como a OPA – Oficina Portátil de Artes, este projecto estimular a profissionalização dos participantes, dando-lhes ferramentas de trabalho que lhes permitam desenvolver as suas competências artísticas e de produção musical. A colaboração entre a improvisação de palavras e de estruturas musicais pode ser uma inspiração para novas metáforas e analogias generativas de novos processos criativos e sociais.

Ao longo do últimos meses de trabalho foram feitas 3 apresentações públicas com a participação dos MC's Cadi, May, Noiatt, acompanhados por Mariana Trindade (trompete), Mateja Dolsak (Saxofone), Tom Maciel (teclas e synths), Zé Almeida (baixo eléctrico) e Miguel Fernández (bateria), que aconteceram na Casa dos Direitos Sociais em Marvila, dia 24 de Abril e no Titanic Sur Mer, dia 9 de Maio.

No dia 18 de Junho foi feita uma apresentação no Lisboa Mistura, que contou com a poeta Alice Neto de Sousa, Beware Jack e Tilt.

Parceiro Institucional: República Portuguesa / Garantir Cultura

parallax background

Este projecto, quer juntar o jazz, o movimento (numa ideia de corpo criativo) e o hip-hop,
numa linguagem desafiadora e socialmente consciente.