O D’Improviso é um projecto comunitário anual que, através de práticas artísticas baseadas na improvisação musical, proporciona ferramentas inovadoras para jovens das periferias, de forma a combater a exclusão social e artística.
A partir dos recursos e do potencial da improvisação no jazz, o projecto constroi pontes e conexões que pretendem abrir novos caminhos e práticas de expressão, empoderamento e inclusão. Em particular, o D’Improviso convida artistas, educadores e mediadores culturais a desenvolver diferentes acções de formação, moldadas pelos interesses e competências dos participantes, incluindo a criação de uma Orquestra de Percussão e Sopros (OPS) e o desenvolvimento de uma série de iniciativas paralelas, como o Jazz nos Bairros. Assim, através da articulação de redes artísticas profissionais com outras de base comunitária, o projecto leva a diferentes bairros de Lisboa formações multidisciplinares centradas na improvisação criativa e na cultura urbana.
Direcionado a jovens a partir dos 12 anos, o projecto oferece ferramentas e recursos que servem de estímulo à expressão criativa, abrindo novas possibilidades de conexão e de profissionalização. Concebido como um laboratório colaborativo composto por diversas oficinas de vertente teórica e prática, as ações desenvolvidas centram-se no cruzamento de diferentes conhecimentos e experiências e visam a partilha de recursos, métodos e técnicas entre os participantes, contribuindo para um enriquecimento pessoal e coletivo.
Os resultados do projecto são apresentados ao vivo nas comunidades locais e em palcos centrais da cidade, como no festival Lisboa Mistura.
O D’Improviso teve apoio da CCDR-Lisboa até ao final de 2023.
Consulte a Ficha de Projecto aqui Consulte o Bloco de Notas aqui