


CAMINHO LONGE
Três anos depois da sua criação, os músicos da Orquestra Sons da Lusofonia juntaram-se para este Caminho Longe. A história desta orquestra, carregada de excitações e angústias, paixões e honestidade, seriedade, prazer e muito trabalho, é feita de longas estórias pessoais e musicais dos seus elementos.
A Orquestra assumiu a tarefa de prolongar no tempo os valores da tradição e dos hábitos culturais para deles retirar os ensinamentos intemporais que encerram suportes da nossa identidade comum. A cada um cabe cumprir o seu papel de "viajante" que procura e descobre hábitos e costumes, criando laços entre culturas.
A reaproximação entre músicas, reflexo de uma profunda necessidade de comunicação e compreensão mútuas, deverá conduzir a um excedente de humanismo, a um enriquecimento colectivo, através do qual cada cultura se abrirá mais às outras, exprimindo, com uma força crescente a sua própria originalidade.
Este trabalho pretende enriquecer a nossa memória colectiva e pessoal com um registo sobre idiomas musicais comuns que fomos descobrindo e o próprio "descobrimento" interior fruto desse trabalho.
