Festa do Jazz – DIA 2 E 3 – Antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches
30 de Outubro, 2023
Festa do Jazz – DIA 3 – CCB
30 de Outubro, 2023

Festa do Jazz – DIA 2 – CCB

FDJ-23-Lacerda-1080

CLARA LACERDA QUINTETO ▪ 16H30

Clara Lacerda, pianista e compositora, apresenta o seu novo quinteto, fruto de uma residência a convite da Porta-jazz. Nas palavras da própria, “Escrevi peças e canções, cada uma delas uma personagem na história que vos vamos contar ao longo do concerto e talvez alguma delas vos possa acompanhar (enquanto vos servir)”.

Clara Lacerda - Piano/Composicao
Afonso Silva - Saxofone/Flauta
Joao Pedro Brandao - Saxofone/Flauta
Demian Cabaud - Contrabaixo
Marcos Cavaleiro - Bateria
FDJ-23-Joao-Paulo-1080

JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA TRIO ▪ 17H30

João Paulo Esteves da Silva, Mário Franco e Samuel Rohrer combinam todas aquelas qualidades que costumam garantir o êxito deste formato de jazz mais clássico, com um pé na música de câmara: um entendimento intuitivo, a fluidez e transparência da comunicação entre os músicos, as suas acções e reacções, sequências solísticas que prolongam a fluidez do som e a cultura e nobreza musical. O trio não se define pela alegria ou melancolia melódica ou pela busca pura de harmonia. A sua procura desenvolve-se na abertura à improvisação, dispensando intenções banais para as suas peças e composições. Transforma aquilo que encontra em imagens sonoras concisas, que mantém o rigor e a concentração, não se rebelando sob os dedos dos músicos. Aqui, a profundidade emotiva assume maior importância que o virtuosismo. Para o Trio, emoção não tem a ver com volume.

João Paulo Esteves da Silva - Piano
Mário Franco - Contrabaixo
Samuel Rohrer - Bateria
JAZZOPA-1080

JAZZOPA ▪ 21H00

Este é um projeto que reúne o jazz, spoken word e hip-hop, numa linguagem artisticamente desafiadora e socialmente consciente e que conta com participantes com aptidões consolidadas nas várias áreas propostas.
A metodologia da JAZZOPA, numa primeira fase, assenta num modelo de “estúdio criativo” – onde os/as participantes são convidados/as para criar em conjunto as músicas, letras e poemas que integrarão o repertório a partir de uma temática selecionada por todos/as em cocriação. As ações de formação são pluridisciplinares, com vertentes práticas e teóricas, e colocam a tónica na criação e no cruzamento de várias áreas artísticas a partir da ideia de improvisação em tempo real. Esta residência artística conta com direção de André Fernandes e Carlos Martins e mentoria de Valete.

Instrumentistas: Samuel Dias (bateria), Francisco Nogueira (baixo), Kiko Sá (trompete), Débora king (piano), Jery Bidan (guitarra), Ricardo Rosas (saxofone)
MC: Vileiro e YA SIN
Spoken word: Vanessa Parish Crooks e Luís Perdigão
FDJ-23-Koller-1080

DECATETO PORTA-JAZZ/ROBALO & HANS KOLLER ▪ 22H30

A Porta-Jazz do Porto e a Robalo de Lisboa são duas associações de músicos que têm colaborado com alguma regularidade, organizando anualmente um sexteto com músicos de ambas as associações. Este ano resolveram alargar o âmbito desta colaboração e convidar o compositor e músico Hans Koller para escrever um conjunto de temas para um conjunto alargado de músicos. O resultado é este Decateto Porta-Jazz / Robalo que se apresenta este ano na Festa do Jazz, celebrando a parceria com o projecto.