Festa do Jazz – DIA 2 E 3 – Antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches

Festa do Jazz – DIA 1 – CCB
30 de Outubro, 2023
Festa do Jazz – DIA 2 – CCB
30 de Outubro, 2023

Festa do Jazz – DIA 2 E 3 – Antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches

FDJ-23-TEATRO-3-1200

QUEM ROUBOU O...JAZZ!
Peça de teatro
11h00 e 19h00

“Escândalo, controvérsia... Serão esses os motivos do crime?
Será que as pessoas não estão preparadas para a liberdade?
Será que foi para acabar com a liberdade que roubaram o jazz?”

"Quem roubou... o Jazz!" é um espetáculo único fruto da parceria entre a Associação Sons da Lusofonia e as Produções Fictícias e concebido para toda a família. A forma mais divertida de entrar no universo do jazz.

Alguém roubou o Jazz! Entre indícios, provas, testemunhas e suspeitos, a tarefa é suficientemente complicada para ser alvo de investigação. Com humor, irreverência e sobretudo muita música, “Era uma vez...Jazz” é uma introdução ao jazz e uma viagem pela sua história conduzida por um Detetive.
Esta pequena história contada por um ator e uma pequena banda ao vivo, sob a forma de uma investigação policial é, para os mais novos, uma excelente introdução à magia do Jazz com temas curtos e ritmos contagiantes de solistas virtuosos. Para os apreciadores, a oportunidade de recordar alguns dos temas mais importantes que marcaram a grande música do século XX.
Numa ideia de Carlos Martins (Sons da Lusofonia) com texto original de João Nunes (Produções Fictícias), recuperam-se temas como Limehouse, Prelude to a Kiss, Shaw Nuff (Charlie Parker), So what (Miles Davis), Impressions (Coltrane) ou Lonely Woman e viaja entre personalidades e termos tão vastos como o "cool jazz", "west coast", "hard bop", "third stream", "soul jazz” ou “free jazz”.
Estreou em 2003 no âmbito da Festa do Jazz do São Luiz Teatro Municipal, esteve em cena no CCB em 2009 e regressa agora aos palcos.

Uma ideia de: Carlos Martins
Texto: João Nunes- Produções Fictícias
Duração: 50 minutos
Classificação etária: M/6
Produção executiva: Associação Sons da Lusofonia
Interpretação de Pedro Moldão
Música de Hugo Lobo (piano), Emanuel Inácio (contrabaixo), Tomás Marques (saxofone), Mateus Saldanha (guitarra) e Francisco Gomes (bateria)
FDJ-23-ENE-3-1200

ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE JAZZ

Das 14h00 às 18h00

O Encontro Nacional de Escolas é um evento de criação e desenvolvimento de públicos, através da pedagogia. Tem-se escutado grandes composições dos jovens músicos, que neste Encontro podem mostrar em palco os seus mais recentes trabalhos. Celebramos a aproximação entre escolas de Jazz nacionais!
No final das atuações do Encontro Nacional de Escolas, decorre a cerimónia de entrega de Menções Honrosas, criada com fim a destacar os jovens músicos e escolas nas categorias para “Melhor Combo” e “Melhor Instrumentista”, através do olhar atento da Direção Artística da ASL em conjunto com um painel de júris composto por João Custódio, Isabel Rato e Alexandre Frazão.

DIA 2 DEZEMBRO
14h00 - Academia de Música de Portimão
14h30 - Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
15h00 - Escola de Jazz do Barreiro
15h30 - Escola Superior de Música de Lisboa
16h00 - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE)
16h30 - Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

DIA 3 DEZEMBRO
14h30 - Universidade Lusíada de Lisboa
15h00 - Escola de Jazz e Música Improvisada da Capricho Setubalense
15h30 - ART´J - Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra
16h00 - Conservatorio de Música do Porto
16h30 - Escola do Hot Clube