Todos nós, os responsáveis pela Festa do Jazz, estamos muito agradecidos por termos tido a possibilidade de celebrar os 20 anos da Festa do Jazz juntamente grandes músicos, dos mais velhos aos mais novos, e foram muitos, com os alunos e professores das Escolas de Jazz nacionais, com o público, os críticos e outros agentes importantes para a comunidade do jazz em Portugal.
Graças à Administração do Centro Cultural de Belém e à sua equipa que sob a batuta de Paula Fonseca conseguiu adaptar-se aos imprevistos deste ano, tivemos três dias para a Festa do Jazz e foi possível celebrar em conjunto a grande qualidade da música improvisada feita entre nós, com uma programação que contou com músicos nacionais e internacionais de excelência. Graças ao Dr. Mário Antas e sua equipa e ao José Pinho conseguimos redimensionar a Festa e trazer mais uma sala de excelência para a lista de lugares de concertos: o Picadeiro Real do Antigo Museu dos Coches. Ainda graças ao nosso amigo de longa data José Pinho e sua equipa pudemos voltar a usar a Livraria Ler Devagar para os finais de noite.
Enquanto Presidente da Associação Sons da Lusofonia, entidade que organiza a Festa do Jazz há 20 anos, quero agradecer a todos os que de várias formas ajudaram a realizar esta edição para mostrar o melhor da música improvisada portuguesa e para reunir a comunidade portuguesa do jazz em Lisboa neste momento tão delicado onde ainda assim é necessário mostrar generosidade, empatia e capacidade de resistência dos trabalhadores da cultura. Agradecemos ainda ao Senhor Ministro da Cultura Pedro Adão e Silva pela visita à Festa e pelo apoio que permitiu celebrar dignamente estes 20 anos de entrega e desenvolvimento da Cultura em Portugal através da música improvisada. Agradecimento especial para o Pedro Melo Alves pela ajuda na Programação dos 20 anos.
Agradecemos a toda a equipa do CCB coordenada por Patrícia Silva e às equipa da RTP Palco e Museu dos Coches, CoolAudio e Livraria Ler Devagar.
À equipa da Sons da Lusofonia: Inês Lobo, Catarina Fernandes, Luís Hilário, Lia Mei e Guilherme Prata. Aos nossos técnicos Luís Delgado, Miguel Ponte, Hugo Henriques e Bernardo Centeno. À equipa da Press Link, João Pinho e Nani Santoro.
Ao Cláudio Alves e Carla Mota da CC Imagem e aos fotógrafos Matilde Fieschi, André Dias Nobre e Patrícia Silva.
Agradecemos a todos os artistas envolvidos na Festa do Jazz 2022 nos grupos Convite à Cidade: 20 anos de Festa do Jazz, Nazaré da Silva Quinteto, Hugo Carvalhais “Ascética”, Cosa de Dois, Lantana, Jazzopa, Joana Raquel e Miguel Meirinhos “Ninhos”, Perselí, Marques/Cabaud Quarteto, DLW e Herse. Uma agradecimento especial às Escolas - alunos e professores - por mais uma vez estarem presentes no Encontro Nacional de Escolas e nos darem a conhecer o futuro do jazz nacional – Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Escola Jazz Luiz Villas-Boas/ Hot Clube Portugal, JAM – Jazz Academy of Music, ART’J - Escola Profissional das Artes Performativas da Jobra, Universidade Lusíada de Lisboa, Escola de Jazz do Barreiro, Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Escola Básica e Secundária da Bemposta, à Escola Superior de Música de Lisboa, e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Um agradecimento ainda a todos os músicos envolvidos na Jam Session: Tom Maciel, João Sousa, Thiago Alves, Julia Perminova e André Sousa Machado.
Ao Dougie Knight, Joana Machado, Andreia Monteiro, Carlos Santos e Pedro Campos Costa por aceitarem o convite e participarem nos debates onde foram discutidos temas importantes no panorama da cultura portuguesa. Aos júris do Encontro Nacional de Escolas - Isabel Rato, Paula Oliveira e Bruno Pedroso.
À Antena 2 e em especial ao João Almeida. À Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pelo apoio que permitiu dar continuidade a este grande encontro da comunidade portuguesa de Jazz.
Obrigada e até para o ano!
Carlos Martins