FESTA DO JAZZ

parallax background

A Festa do Jazz é o grande ponto de encontro do Jazz em Portugal que se realiza desde 2003, reunindo diferentes públicos, artistas, agentes e estudantes de jazz de todo o país.


O grande objetivo da Festa do Jazz foi desde sempre a criação de um espaço aglutinador, de um momento de encontro para formalizar as redes portuguesas do Jazz português, que fosse motivador e fortalecedor dos seus próprios projectos e de jovens neles envolvidos.

A Festa do Jazz é, e tem sido ao longo dos anos, também um momento único de apresentação de novos talentos e novas propostas de músicos consagrados. Estes dois factores asseguram e exigem que a Festa do Jazz seja uma iniciativa de âmbito nacional, com promoção e divulgação prévia, repercussão ao momento e posterior em inúmeros media.

A Festa do Jazz apresenta uma programação maioritariamente em português, em todas as suas vertentes:
- Abordagem Profissional: o cartaz conta, desde o início, com os maiores nomes do Jazz nacional e alguns dos maiores do Jazz internacional;
- Abordagem Profissionalizante: a criação do concurso nacional de Escolas, único no mundo, como abordagem ao futuro do jazz nacional e a criação de condições de sustentabilidade
- Formação: residências artísticas e masterclasses com convidados de renome internacional
- Criação de redes formais e informais, nacionais e internacionais: membro da European Jazz Network, a Associação Sons da Lusofonia promove actualmente o projecto Portugal em Jazz (www.portugalemjazz.pt)
- Enquadramento permanente das questões de género e de cidadania e a criação de redes formais e informais que sirvam como construção de comunidades assentes em bons indivíduos.


parallax background

É na Festa do Jazz que os jovens talentos dão publicamente os
primeiros passos nas suas carreiras, de uma forma sustentada e sólida.