Sons da Lusofonia no Jazzahead!22
21 de Abril, 2022
Migrantes e Desigualdade
21 de Abril, 2022

Conferência “Jazz I Am”

Conferência “Jazz I Am”

25 MARÇO

Barcelona


A Sons da Lusofonia tem posto, ao longo dos seus 26 anos, muito da sua energia criativa nos projectos binómio arte e sociedade e tem levado a cabo programas em que o desenvolvimento de actividades sócio-culturais que promovem a inclusão através da música e dos comportamentos expressivos de pessoas e comunidades de diferentes proveniências culturais.

Tendo também um trabalho bastante activo na cena Jazz, nacional e internacional, a ASL, membro da rede Europe Jazz Network (EJN), tem feito colaborações com outros parceiros europeus que têm projectos em que a inclusão é central. Por isso a ASL esteve presente na Conferência “Jazz I Am”, em Barcelona nos dias 24 e 25 de Março de 2022. Durante a conferência a ASL foi convidada a participar no seminário “Inclusion is Improvisation”, no dia 25 promovido pela Europe Jazz Network, para apresentar o projecto D’Improviso. Foi surpreendente verificar que o nosso trabalho vai bem mais desenvolvido neste tema do que a maioria dos parceiros europeus presentes.

Durante o seminário foram discutidas estratégias de inclusão social onde os vários intervenientes foram partilhando as suas experiências de forma a, em conjunto, tentar chegar a soluções que possam ser aplicadas no funcionamento do dia-a-dia das entidades e nos seus projectos.

Foram debatidas questões como a criação de novos públicos e como trabalhar o inadiável acesso à cultura para todos, focando-nos nas questões de igualdade, tentando compreender como é que a música improvisada, e não só, pode ser uma ponte para a inclusão social e construção de cidadania.

Foi discutida ainda a necessidade de dar continuidade às estratégias implementadas e não as fazer apenas em situações esporádicas/específicas (ex: dar bilhetes grátis em festivais é inclusivo mas apenas por um momento demasiado efémero) e para isso é da maior importância continuar o trabalho em rede, dentro e fora da EJN, no sentido de criar uma verdadeira consciência europeia de que a improvisação musical, base do Jazz, pode ser a melhor e mais acessível ferramenta para activar outros códigos de conectividade social e para maior consciência pessoal do mundo à nossa volta.

Foram apresentados 3 projectos de inclusão social, 2 em Barcelona e outro que se desenvolveu no Congo. Estes projectos assentam nos seguintes conceitos chave: Democratização cultural - ferramenta importante para uma consciência pessoal e colectiva; Envolvimento entre profissionais e amadores - junção dos dois traz novos conceitos; Creative Thinking.

Os projectos são:

1 - Cabaret de La Gata - Opera House Barcelona

2 - ARTransforma (Queralts Prats)

3 - Music Saved Them They Say (Lukas Pairon)

PHOTO-2022-03-25-15-26-45