A Orquestra de Sopros e Percussão já abriu! Inscreve-te até 18 de Fevereiro

Concurso Nacional de Escolas volta para mais uma entrega de Prémios na Festa do Jazz
5 de Janeiro, 2022
“Improvisar é a adaptação ou reacção criativa ao imprevisto”
31 de Janeiro, 2022

A Orquestra de Sopros e Percussão já abriu! Inscreve-te até 18 de Fevereiro

A Orquestra de Sopros e Percussão (OSP) nasce no contexto do projecto D’Improviso sob direcção geral de Carlos Martins, ministrada nas percussões pelo músico Hugo Menezese e nos sopros por Eduardo Lála.

Através deste grupo, o Ritmo será utilizado como organização do mundo e o Sopro como respiração colectiva. Pretende-se improvisar a presença do corpo e do outro e usar o “Sopro e o Ritmo” para organização da memória e da tradição, como metáforas da criatividade e espontaneidade no movimento de estramos presentes. Esta acção estimula através da improvisação, a criação de novas estruturas artísticas, pessoais e colectivas com um forte envolvimento das comunidades nas quais se insere.

A Orquestra de Sopros e Percussão será sustentável, utilizando instrumentos convencionais de percussão e outros construídos através da reutilização de materiais diversos com o propósito da consciencialização para a reciclagem, mesmo nos sopros, para facilitar uma abertura estética a novas sonoridades.

Os participantes irão integrar o grupo ou uma célula de Sopros e Percussão que sirva a cidade e os bairros num modelo experimental no qual ao praticar estas metodologias criativas estão a trabalhar as questões pessoais e de cidadania aplicadas à intervenção social e artística.
As inscrições para a Orquestra de Sopros e Percussão encontram-se abertas até dia 18 de FEVEREIRO para participantes a partir dos 12 anos de idade.

As actividades da Orquestra de Sopros e Percussão têm início em Março de 2022 e serão desenvolvidas, ao longo do período de execução deste projecto, em cinco pólos distintos: Alta de Lisboa, Ajuda, Arroios, Carnide e Marvila.

A ASL/D’Improviso irá estar a desenvolver as seguintes actividades, de forma gratuita, no âmbito da OSP:
- Recolha de material e construção de instrumentos;
- Iniciação à percussão;
- Iniciação aos instrumentos de sopro;
- Iniciação à improvisação;
- Ensaios de grupo;
- Apresentações públicas.

A participação no programa da Orquestra de Sopros e Percussão é gratuita e os instrumentos são disponibilizados durante as actividades, sem custos.

Acede ao formulário de inscrição aqui. Após inscrição entraremos em contacto para definir horários.

1200 x 1200