D’Improviso chega aos bairros de Lisboa!

O Jazz chega ao Sado dia 6 a 15 de Agosto!
26 de Julho, 2021
Festa do Jazz 2021 lança programação completa hoje.
3 de Dezembro, 2021

D’Improviso chega aos bairros de Lisboa!

A Sons da Lusofonia vai realizar nos próximos dias sessões de apresentação e esclarecimento sobre projecto D’Improviso.

Estas sessões irão realizar-se nos próximos dias 25 e 27 de Novembro, nos territórios da Alta de Lisboa, Carnide e Marvila, onde o D’Improviso vai estar a realizar as suas actividades até ao ano 2023a. Estas sessões de apresentação realizar-se-ão nos espaços dos seus parceiros locais: Boutique da Cultura (Carnide), ARAL (Alta de Lisboa)Biblioteca de Marvila (Marvila/Chelas). 

No dia 25 de Novembro, a sessão de apresentação vai realizar-se no espaço da Boutique da Cultura às 18h30. No dia 27 de Novembro às 16h30, vai estar no open day do Centro Periférico, em parceria com a ARAL, e às 18h30, no aniversário da Biblioteca de Marvila, em parceria com a mesma. 

Estas sessões de apresentação e esclarecimento contam com a presença de Carlos Martins, coordenador e director artístico do projecto, e de Hugo Menezes, formador da Orquestra D’Improviso de sopros e percussão. Integrado na apresentação, realizar-se-á um concerto comentado por Carlos Martins, acompanhado por Zé Cruz na guitarra, Zé Almeida no contrabaixo e Diogo Alexandre na bateria.

O D’Improviso é um projecto da Sons da Lusofonia que será executado até do fim de 2023 e que irá trabalhar a Improvisação (como é estudada no Jazz mas não só) como ferramenta para se estar pronto para arriscar uma nova atitude e novas acções perante a comunidade, os outros e claro, perante si mesmo como centro de mudança.

Além de ir influenciando as diferentes comunidades envolvidas no projecto, o D'Improviso tem como objectivo capacitar jovens, amadores e profissionais, e adultos para a vida profissional alertando para a importância da Improvisação (do risco e da sua negociação com a ordem) na construção e experimentação de outras formas de construção social, cultural, económica e espiritual.

O objectivo transversal a todas estas actividades é a criação de grupos musicais e de artistas promovendo a inclusão da população em geral, tendo especial atenção às mulheres, minorias, e pessoas sem acesso à cultura e ao conhecimento. De forma geral, o D’Improviso pretende cativar pessoas que queiram entrar no mercado de trabalho.

Mais informação sobre o D'Improviso e as actividades que irão ser desenvolvidas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *