Dia Internacional da Mulher

Festa do Jazz 2020
12 de Setembro, 2020
Festa do Jazz 2020 disponível na RTP Palco
7 de Abril, 2021

Dia Internacional da Mulher

8 de Março de 2021

#IWD2021 – Dia Internacional da Mulher 2021

#Womentothefore – panorama do Jazz para o Dia Internacional da Mulher 2021

Esta é uma iniciativa online lançada pela Europe Jazz Network, da qual a Festa do Jazz é membro, em colaboração com revistas, portais da web e programas de rádio em toda a Europa e mais além, visa defender um sector musical criativo mais justo e equilibrado e destacar as mulheres que contribuem para o jazz contemporâneo com a sua criatividade, visão artística e liderança.

A partir de hoje, Dia Internacional da Mulher (#IWD2021), e durante toda esta semana, a Associação Sons da Lusofonia/ Festa do Jazz junta-se à iniciativa online lançada pela European Jazz Network na utilização de hashtags comuns, na publicação de conteúdos online e partilha de artigos, entrevistas e conteúdo digital de artistas para destacar as mulheres que contribuem para a comunidade do jazz contemporâneo.

No contexto da União Europeia, Portugal é o 4º país que apresenta a menor percentagem de mulheres no emprego cultural, depois de Espanha, Reino Unido e Itália, segundo o relatório Emprego no Sector Cultural de 2020, publicado pelo Gabinete de Estratégia e Avaliações Culturais (GEPAC). É também sabido que a pandemia veio aprofundar as desigualdades das mulheres em termos laborais em Portugal, onde a taxa de desemprego aumentou mais nas mulheres (7,8%) que nos homens (7,2%) (ver aqui).

É, por isso, imperativo que cada organização, instituição e cada cidadão consciente se comprometa com a luta pela igualdade de género e crie iniciativas, dentro e fora das suas organizações, que visem combater estas diferenças que em nada contribuem para uma melhor vida colectiva. Encorajamos a todos os nossos parceiros e amigos do sector da música, cultura e criatividade e os editores de jornais, revistas e os media em geral, para que se comprometam a aumentar a cobertura noticiosa (artigos, entrevistas, etc) sobre o trabalho e talento das mulheres. A Associação Sons da Lusofonia/ Festa do Jazz promoverá amplamente esses conteúdos por meio dos nossos canais de comunicação.

Quanto mais conteúdos forem publicados e quanto mais activos estivermos nesta campanha, utilizando as mesmas hashtags (#IWD2021 e #Womentothefore), mais forte e ampla será a mensagem. O nosso objectivo é aumentar a visibilidade e o perfil da nossa acção colectiva o que por sua vez levará a um maior reconhecimento da importância dos inúmeros papéis, muitas vezes invisibilizados, que as mulheres desempenham na música, na cultura e na vida.

A Associação Sons da Lusofonia é uma associação feminista e antirracista que se preocupa com as questões relacionadas com igualdade de género e de oportunidades entre indivíduos e comunidades. Temos trabalhado neste sentido ao longo dos 25 anos da nossa existência, não só integrando mulheres na nossa direcção, mas também na criação, na produção e no desenvolvimento de um sector musical criativo mais justo e equilibrado.

Aproveitamos para destacar nesta semana de celebração das Mulheres:

– O Debate na Festa do Jazz em 2018 sobre Jazz e Género com a presença de Beatriz Nunes (cantora e investigadora) e Rui Eduardo Paes (crítico);

– A criação do Encontro II formado de um combo 100% feminino, liderado por Inês Proença, para a Festa do Jazz 2020 (Ver aqui.)

Convidamos todos a publicar conteúdos online, utilizando as hashtags #IWD2021 e #Womentothefore ao longo da próxima semana e sempre que vos aprouver.

Sigam-nos nas nossas plataformas para acompanhar as actualizações:

Facebook

Instagram

Siga as hashtags:

#IWD2021

#Womentothefore

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *