PROJECTOS

EDUCAÇÃO

EDIÇÕES

ARQUIVO



SOBRE NÓS

A Associação Sons da Lusofonia, é uma Associação de carácter cultural sem fins lucrativos, criada em 1996.

A ideia da criação desta Associação partiu da experiência musical do saxofonista português, Carlos Martins, juntando inicialmente artistas de diversas origens, nomeadamente Africanos, Brasileiros e Portugueses, em diversos agrupamentos, com destaque para a Orquestra Sons da Lusofonia.

A Associação promove intervenções abrangentes que aliam a intervenção social e a educação global à música e à interacção entre comunidades pessoas e artes, desenvolvendo actividades nas seguintes áreas:   

 

Concepção de Projectos Culturais, Grandes Eventos e Festivais

Cooperação cultural e técnica

Pedagogia / Educação Global através da música

Concepção e produção de suportes de comunicação (livros, discos, vídeos)

Investigação em Etnomusicologia Promoção de espectáculos


 

Actualmente, a face mais visível da Associação traduz-se na concepção e organização, com periodicidade anual das seguintes intervenções:

Festa do Jazz do São Luiz/ Festa do Jazz Português
   

OPA (Oficina Portátil de Artes)
   

Lisboa Mistura


A ASL desenvolve ainda o projecto "Portugal em Jazz", recentemente apoiado pela DGARTES; A Associação desenvolve também actividade na área editorial, com o lançamento de vários discos (Juntos na Diversidade - VS, 2008; Absence - Carlos Martins, 2014) e publicações (Livro Lisboa Mistura, 2008). Em televisão, a sua estreia acontece me 2007 com o programa Lisboa Mistura TV, de autoria de Carlos Martins.

Em todas as suas actividades, a Associação privilegia a interacção entre comunidades, pessoas e artes, estimulando o conhecimento mútuo, a experimentação e a criação colectiva. A ASL tem definido o seu rumo através de cruzamentos interdisciplianres e pessoas de diferentes geo-culturalidades.