PROJECTOS

Festa do Jazz

Lisboa Mistura

Modo Portátil: Cidadania em Ação

Portugal em Jazz

European Jazz Conference 2018

EJC 2018 - Showcases

Modo Portátil

Projectos Musicais

APRESENTAÇÃO

EUROPEAN JAZZ CONFERENCE 2018 - PORTUGUESE SHOWCASES

 

Associação Sons da Lusofonia (ASL) e a Europe Jazz Network (EJN) comunicam que estão abertas as candidaturas para Showcases de músicos/grupos de nacionalidade portuguesa* na área de jazz, que terão lugar nos dias 14 e 15 de Setembro 2018 no Centro Cultural de Belém no âmbito da European Jazz Conference 2018 (EJC).

 

As candidaturas podem ser submetidas por artistas ou seus agentes. Para serem elegíveis os projectos artísticos têm que integrar maioritariamente músicos portugueses, mas podem incluir artistas estrangeiros residentes em Portugal. Deverá ser dada prioridade a projetos que reflitam criatividade e risco na área de jazz e que mostrem, ao mesmo tempo, potencial de digressão a nível internacional. O painel de seleção pode aceitar novos projetos originais de músicos selecionáveis, desde que estes projetos não sejam projetos pontuais ou concebidos unicamente para estes showcases.  Os projetos apresentados devem estar prontos para digressão internacional.

 

O Júri, constituído para o efeito por elementos da Europe Jazz Network, irá escolher 6 projetos e desenhar o horário das apresentações, que serão incluídas na programação dos dias 14 e 15 de Setembro. Os showcases terão uma duração de 30 minutos e serão anunciados no programa e incluídos na promoção geral da Conferência. O público-alvo destes showcases são participantes internacionais da Conferência, principalmente directores de festivais, promotores, jornalistas e outros profissionais da área da música.

A European Jazz Conference 2018 é organizada pela Europe Jazz Network e Associação Sons da Lusofonia em parceria com Centro Cultural de Belém e a Câmara Municipal de Lisboa, com apoio do Turismo de Lisboa.
  

 Informações adicionais:

info@sonsdalusofonia.com | 937 680 975

 

 ______________________________________________________________________________________________


QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

Critérios de Elegibilidade e Guia de Orientação


Antes de começar a sua candidatura é importante ler com atenção os Critérios de Elegibilidade e Guia de Orientação. Este documento tem como objectivo responder a perguntas que poderão surgir no processo de inscrição.

 

 

*Nacionalidade

São elegíveis músicos com nacionalidade portuguesa.

Serão ainda considerados os candidatos de nacionalidade estrangeira desde que habitem em Portugal há mais de 10 anos e tenham comprovadamente uma ligação artística à comunidade do jazz português.

 

Idade

Os showcases estão abertos para todas as idades. Porém, considerando a logística da digressão, menores de 16 anos não são elegíveis. 

 

Dimensão de projectos

As candidaturas estão abertas para artistas a solo, duos, trios, quartetos, quintetos ou ensembles com um número máximo de 8 músicos. Porém, considerando questões logísticas e orçamentais relativas à digressão internacional, os ensembles com grande número de membros poderão ter menos probabilidade de ser seleccionados.

Pela mesma razão serão consideradas também questões relacionadas com a mobilidade e o set up.

Grupos com rider técnico exigente ou necessidades excepcionais em relação ao backline ou equipamento adicional podem condicionar o potencial de digressão internacional e consequentemente a selecção para participação nos showcases. 

 

Termos gerais

Na programação dos showcases todos os artistas escolhidos participam em igualdade de circunstâncias com as mesmas condições logísticas e financeiras.

A participação nos showcases é remunerada e o backline assegurado.

O reembolso de outros custos eventuais será negociado caso a caso posteriormente dependendo do orçamento geral da EJC.

ASL e EJN promoverão os projetos selecionados em vários eventos internacionais nos meses que antecedem a European Jazz Conference 2018.

 

 

Datas e Prazos

O prazo de entrega das candidaturas é 12 de Março 2018.

A seleção final dos grupos será anunciada até dia 30 de Março 2018 no site da Europe Jazz Network e da ASL e nas redes sociais. Os grupos selecionados serão contactados directamente pela organização.

 

Os showcases terão lugar nos dias 14 e 15 de Setembro de 2018, no período da tarde em hora a definir, no Centro Cultural de Belém em Lisboa no âmbito da European Jazz Conference.

 

 

Elementos a submeter na candidatura

- Contactos gerais do líder do grupo ou representante;

- Descrição do projeto em inglês (máx. 700 caracteres);

- Informação descriminada sobre os membros do grupo (incluindo nomes, idade, nacionalidade, instrumento);

- Currículo da banda/ do artista em inglês;

- Fotografia em alta resolução (min. 300 dpi);

- Rider Técnico;

- Material áudio/ vídeo de três temas distintos: upload de uma faixa áudio no formato mp3 mais dois links áudio e/ou vídeo (Soundcloud, Youtube, Vimeo, entre outros)

Para projectos novos em desenvolvimento é necessário incluir uma demo áudio e material áudio e/ou vídeo de projetos anteriores dos músicos do grupo.

 

 

Candidaturas devem ser submetidas através do seguinte formulário:

Formulário de Candidatura