ARQUIVO

Oficinas do RAP

Orquestra Sons da Lusofonia

As Viagens do Fado

Triangulação da Concertina

Caminhos Alternativos

Orientes no Ocidente

O Grande Porto do Sul

Encontros de Jazz de Évora

Sons do Mundo na Filarmónica

Tambores na Cidade

As Novas Marchas de Lisboa

APRESENTAÇÃO     IMPRENSA

PROJECTO MUSICAL - 2005


Tambores na Cidade é um projecto da Associação Sons da Lusofonia, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, inserida no Programa Lisboa em Festa 2005. Projecto que pretende dar visibilidade à cultura musical urbana e miscigenada de Lisboa, fruto de um diálogo entre diferentes culturas e influências, desconhecida da grande maioria dos cidadãos.

 

O elenco base do grupo Tambores na Cidade conta com Carlos Martins (saxofone), Kalaf (textos e voz), João Gomes e Francisco Rebelo, dos Cool Hipnoise (baixo e teclas), Ndu (bateria), Mil-Homens, dos Tocárufar (percussão), Mick Trovoada (percussão), Edu Miranda (bandolim), Jonnhy (DJ), Alexandre Frazão (bateria), Mário Delgado (guitarra) Melo D (voz) e Jesse Chandler (teclas). Jorge Palma, Paulo Gonzo, Marta Dias (voz) e Zé Pedro (guitarra) são os artistas convidados que se juntarão à formação de base para participar nos encontros com as jovens promessas, que foram seleccionados mediante audições criteriosas nos diferentes bairros lisboetas.

 

Este projecto mostra uma preocupação em envolver as comunidades artísticas e não artísticas, de forma a desenvolver um sentimento de pertença pela participação em acções que deixem uma marca residual nas pessoas que nelas se envolvem. A metodologia baseia-se na junção da componente tradicional, sedimentada pelas comunidades, à experimentação, base da criação artística.

 

Com o objectivo de trazer a voz dos bairros ao centro da cidade e também de dar voz aos novos talentos, dentro e fora das suas comunidades, a ASL pôs em prática um binómio artístico-pedagógico como forma mais eficaz de enraizamento de projectos, responsável pela consolidação de relações entre artistas e pedagogia e que consistiu na realização de workshops e acções de sensibilização.