EDUCAÇÃO

Oficina Portátil das Artes

Jazzopa

Era uma vez... JAZZ

WORKSHOPS / MASTERCLASSES

APRESENTAÇÃO     PROGRAMA

Era uma vez... Jazz é um espectáculo único fruto da parceria entre a Associação Sons da Lusofonia e as Produções Fictícias e concebido para toda a família.
Numa ideia de Carlos Martins (Sons da Lusofonia) com texto original de João Nunes (Produções Fictícias), Era uma vez...Jazz recupera temas como Limehouse, Prelude to a kiss, Shaw Nuff (Charlie Parker), So what (Miles Davis), Impressions (Coltrane) ou Lonely Woman e viaja entre personalidades e termos tão vastos como o "cool jazz", "west coast", "hard bop", "o third stream", "soul jazz” ou “free jazz”. Este é o espectáculo musical mais irreverente e divertido dos últimos tempos. A viagem pela história da música que promete ser alucinante.

A forma mais divertida de entrar no universo do jazz.
Alguém roubou o Jazz! Entre indícios, provas, testemunhas e suspeitos, a tarefa é suficientemente complicada para ser alvo de investigação. Com humor, irreverência e sobretudo muita música, “era uma vez...jazz” é uma introdução ao jazz e uma viagem pela sua história conduzida por um Detective e o seu Assistente. Esta pequena história contada por um actor e uma pequena banda, sob a forma de uma investigação policial é, para os mais novos, uma excelente introdução à magia do Jazz: temas curtos, com ritmos contagiantes e solistas virtuosos; para os apreciadores, a oportunidade de recordar alguns dos temas mais importantes que marcaram a grande música do século XX.

Estreou em 2003 no âmbito da Festa do Jazz do São Luiz Teatro Municipal, esteve em cena no CCB em 2009 e regressa agora aos palcos.

Uma ideia de:
Carlos Martins

Texto:
João Nunes- Produções Fictícias

Com:
5 músicos e 1 actor

Duração:
50 minutos

Classificação etária:
M/6

Produção executiva:
Associação Sons da Lusofonia