EDUCAÇÃO

Oficina Portátil das Artes

Jazzopa

Era uma vez... JAZZ

WORKSHOPS / MASTERCLASSES

APRESENTAÇÃO     FOTOS     VIDEOS     IMPRENSA     PROGRAMA     PARCEIROS

Finalidade

A ASL trabalha na criação de condições para a integração de pessoas potencialmente empreendedoras que habitam as margens da sociedade urbana e que são excluídas das oportunidades. Pretendemos com este projecto integrar jovens com competências em várias áreas artísticas e promover a construção de uma rede de trabalho que lhes permita ter acesso à criação e práticas artísticas que normalmente lhes são vedadas. É imperioso que este processo se faça através de um cruzamento destes jovens com profissionais de mérito para que percebam como percorrer este caminho. A formação de monitores e jovens será uma das bases fundamentais para que seja um trabalho continuado e acompanhado pelos mesmos critérios usados noutros trabalhos de produção artística mais avançados. A experiência da ASL, em diversos projectos que promovem a interculturalidade, é fundamental para facilitar a ligação entre os diversos bairros e fazer a sua aproximação ao centro da cidade. Queremos, com este projecto, aprofundar boas práticas, interligá-las através de uma rede de trabalho cooperativo e metodologias integradoras e envolvê-las na vida artística do centro da cidade, dando-lhes merecida visibilidade e reconhecimento,  alterando a paisagem urbana com a presença de novos protagonistas (“actores”) e novas performances.

Inovação

Pretendemos com este projecto atuar em bairros da Grande Lisboa arredados do acesso aos meios e oportunidades existentes no centro da capital. A ligação entre os bairros periféricos e a rede de contatos entre estes é uma marca distintiva e inovadora comparativamente a projetos já existentes. A multidisciplinaridade do seu plano formativo e a inter-relação com entidades/pessoas nos diversos níveis de gestão do projeto, são mais-valias inovadoras. Pretendemos dotar indivíduos e estruturas de ferramentas e capacidades técnicas que lhes permitam desenvolver projetos e criar redes potenciando assim maior autonomia e a criação de empregos ligados à expressão artística. A longa experiência da ASL na organização de importantes eventos culturais e cívicos dar-lhe-á a oportunidade de colocar em contacto estes beneficiários com estruturas profissionais criando novas oportunidades de emprego ou formação. A criação de uma Rede de Cooperação Artística e Técnica que conecte os bairros da Área Metropolitana de Lisboa, artistas e poder local, é a característica mais inovadora deste projeto. 


Proposta artística 


O projeto pretende criar condições para a integração de jovens  empreendedores  de bairros periféricos da Grande Lisboa e que são habitualmente excluídos de oportunidades artísticas. Propõe-se a construção de uma rede de trabalho cooperativo entre bairros que permita aos jovens ter acesso a ferramentas e práticas de expressão artística, cruzando-os com profissionais e permitindo uma formação encaminhada e acompanhada, que possibilite a criação artística em áreas como música, dança, teatro, vídeo, fotografia e artes visuais. A rede permitirá aprofundar e integrar conhecimentos de várias comunidades através de um intercâmbio entre os bairros, impulsionando talentos e dando-lhes visibilidade no centro da cidade. Esta rede permitirá abrir caminhos entre jovens, bairros, artistas e poder local.