OPA 2020

OPA - Oficina Portátil de Artes

Ao longo dos últimos 13 anos a OPA tem funcionado como laboratório criativo vocacionado para a cidadania, dinamizando, através da pedagogia e da arte, a construção de uma rede de trabalho entre jovens e os seus bairros na Área Metropolitana de Lisboa.

Com uma componente de formação e posterior apresentação pública, muitas vezes no centro de Lisboa, a OPA tem dado visibilidade e reconhecimento a jovens não profissionais introduzindo todos os anos novos artistas e os seus projectos maioritariamente na área do hip hop.

A formação desenvolve-se em diferentes áreas de trabalho – produção musical, técnicas de instrumento e postura, preparação de apresentação em público, processos de trabalho e de ensaios, consultoria artística etc. Os diversos processos artísticos que se cruzam, o acesso a novas ferramentas e práticas artísticas e os diversos vínculos que se estabelecem permitem ampliar as opções de crescimento pessoal, social e profissional dos participantes.

Este ano, as regras de apresentação pública mudaram, mas a OPA não desiste. Em 2020, a OPA acontece online nos vossos telemóveis, nos vossos computadores e nas vossas casas. E acontece em quatro fases:

OPEN CALL 2 a 22 de Junho - para continuarmos a dar espaço e voz a novos artistas

WARM UP 6, 7, 13 e 14 de Junho - com antigos participantes

FORMAÇÃO 6 a 29 Julho - acompanhamento artístico direccionado aos grupos participantes

OPA 2020 1 e 2 de Agosto - com os novos participantes

OPA 2020

OPA 2020

Formação - 6 a 29 de Julho

ONLINE
Conteúdos teóricos abertos a toda a comunidade disponibilizados através do Youtube da Associação Sons da Lusofonia ao longo do mês de Julho.

Entrevistas, depoimentos e debates sobre:

  • OPA e criação de comunidade ( carlosmartinsmusic_)
  • Estratégias de comunicação, criação de conteúdos e gestão de redes - com Sara Espírito Santo e Bernardo Queiroz, Antena 3 e Rimas e Batidas
  • O papel dos media - com Henrique Amaro, Rui Miguel Abreu e José Mariño
  • Management & Edições independentes - com Tomás Martins ( ocriador.pt / senteisto) e DJ Kwan
  • Booking / Agenciamento - com Helena Pedro e Ana Moitinho (Radar dos Sons)
  • Distribuição Digital e Direitos de Autor - com Carlos Madureira (SPA), Eduardo Simões (GDA), Vítor Macedo ( Altafonte), Tomás Martins (plataforma ocriador.pt e label manager senteisto) e Miguel Carretas (Audiogest)


PRESENCIAL I
Conteúdos abertos aos candidatos seleccionados na OPEN CALL:

  • RITMO ÀS PALAVRAS
    Workshop presencial com SAM THE KID
  • BEAT MAKING - PRODUÇÃO DE INSTRUMENTAIS
    Workshop presencial com FUMAXA
  • LIVE STREAMING
    Como preparar um setup para directos no Instagram, YouTube e Facebook. Workshop prático com Fred Stone e Francisco Rebelo


PRESENCIAL II
Com Francisco Rebelo. Conteúdos abertos aos candidatos seleccionados na OPEN CALL:

PRODUÇÃO MUSICAL (MCs/Cantores/Produtores/Dj’s)

  • Audição e análise de performance ao vivo em auditório (MC’s e Cantores, Dj’s)
  • Gravação ao vivo e avaliação de performance em Estúdio de Som/Live Radio Broadcast (MC’s, Cantores, Produtores e Dj’s)
  • Gravação de voz e back vocals adicionais para concertos
  • Correções e edições audio nos instrumentais. Mastering de audio para concertos
  • Organização e arquivo de repertório em media servers.
PREPARAÇÃO PARA O LIVE STREAMING OPA 2020

World Academy
Lisbon Sound Society


Lives no Instagram - 1 e 2 de Agosto

Lives no instagram opa.oficinaportatildeartes dos artistas seleccionados na OPEN CALL. Cartaz a anunciar.

WARM UP live at instagram

Dias 6, 7, 13 e 14 de Junho

Host: Estraca • DJing: DJ Kope

Em jeito de antecipação, este ano, a OPA terá um warm up online que será transmitido no instagram entre os dias 6, 7, 13 e 14 de Junho. Para vos darmos uma ideia do percurso deste projecto, para continuarmos a apoiar condignamente os artistas que têm feito este percurso connosco e, sobretudo, para que possamos, mesmo em fase de contingência, continuar, juntos, a trabalhar e a contribuir para uma cultura viva.

Todos os concertos serão emitidos a partir da conta de instagram da OPA - Oficina Portátil de Artes e terão a duração de 15 minutos + breve entrevista. São gratuitos e de livre acesso. Juntem-se a nós.

Este é um momento em que todos compreendemos a importância da Cultura para a nossa vida comum e para a nossa sanidade pessoal. A nossa sobrevivência depende da Cultura. Os artistas têm mostrado que o seu trabalho, talento e dedicação à arte e aos outros é importante nesta altura em que quase todos estamos fechados em casa. Mas os artistas não vivem nem de esmolas nem de acenos: é importante que na OPA 2020 todos contribuam com donativos que serão entregues aos artistas participantes. Se queremos mesmo um mundo diferente alimentem o vosso lado bom, sejam criativos, irreverentes e generosos.

Edições Passadas

OPA - Edições Passadas

Como remunerar

Os donativos podem ser feitos a partir de dia 25 de Maio e o valor angariado irá reverter na sua totalidade para a remuneração dos artistas envolvidos na OPA.

IBAN: PT50 0033 0000 00174828145 05 (Millenium BCP)


Obrigado!