parallax background
parallax background

OPA

parallax background

Ao longo dos últimos 13 anos a OPA tem funcionado como laboratório criativo vocacionado para a cidadania, dinamizando, através da pedagogia e da arte, a construção de uma rede de trabalho entre jovens e os seus bairros na Área Metropolitana de Lisboa.


Com uma componente de formação e posterior apresentação pública, muitas vezes no centro de Lisboa, a OPA tem dado visibilidade e reconhecimento a jovens não profissionais introduzindo todos os anos novos artistas e os seus projectos maioritariamente na área do hip hop.

A formação desenvolve-se em diferentes áreas de trabalho – produção musical, técnicas de instrumento e postura, preparação de apresentação em público, processos de trabalho e de ensaios, consultoria artística etc. Os diversos processos artísticos que se cruzam, o acesso a novas ferramentas e práticas artísticas e os diversos vínculos que se estabelecem permitem ampliar as opções de crescimento pessoal, social e profissional dos participantes.

A OPA está directamente ligada ao Lisboa Mistura, festival onde os participantes se apresentam ao vivo no final de cada edição da OPA. Em 2020, devido à situação derivada do Covid-19 irá realizar-se em formato online, lançando-se pela primeira vez a solo, através de lives no Instagram.



OPA 2020

Este ano, as regras de apresentação pública mudaram, mas a OPA não desiste. Em 2020, a OPA acontece online nos vossos telemóveis, nos vossos computadores e nas vossas casas. E acontece em quatro fases:

OPEN CALL 2 a 22 de Junho - para continuarmos a dar espaço e voz a novos artistas
WARM UP 6, 7, 13 e 14 de Junho - com antigos participantes
FORMAÇÃO 6 a 29 Julho - acompanhamento artístico direccionado aos grupos participantes
OPA 2020 1 e 2 de Agosto - com os novos participantes

+info: sonsdalusofonia.com/opa

parallax background

A OPA – Oficina Portátil de Artes é um projeto pedagógico e artístico de raiz intercultural,
promovido há mais de dez anos pela Associação Sons da Lusofonia.